Você sabe como funcionam os Empréstimos para Condomínios?

Compartilhe

Descubra! 

Você sabia que é possível pedir empréstimos para condomínios? Ou seja, abrir uma linha de crédito para todo o condomínio e não apenas uma propriedade? 

Então, apesar de muitas pessoas não saberem que existe essa possibilidade, e optarem sempre por rateio quando precisam de mais recursos, ela existe e pode ser muito interessante. 

person holding 100 US Dollar banknote

Por isso, continue lendo o artigo para saber tudo sobre empréstimos para condomínios. 

Como funcionam os empréstimos para condomínios? 

Realizar ou pedir empréstimos para condomínios é cada vez mais comum devido às facilidades do processo operacional.  

brown glass building under cloudy sky

Afinal, quando falamos em condomínio, estamos falando de uma propriedade que não tem um dono, é de várias pessoas ao mesmo tempo, o que torna mais complicada essa tomada de decisão por conta dos bancos tradicionais e cooperativas de crédito.  

Além disso, assumir uma linha de crédito exige responsabilidade. Mas pode ser necessário, pois imprevistos acontecem.  

Em geral, os empréstimos são pedidos pelos condomínios em casos de obras de grande impacto econômico (reforma de fachada), obras urgentes (inundações e destelhamentos), condenação na justiça do trabalho (ex-funcionários e terceirizadas), dentre outros.  

Ter acesso a uma linha de crédito deixa, sem dúvidas, o condomínio em uma situação mais tranquila no caso de qualquer situação colocada. 

Então, existem diversos motivos para pedir um empréstimo. Mas, a maioria dos grandes bancos não trabalham com linha de crédito para condomínios e as cooperativas de crédito são muito burocráticas, pois não são especializados nessa área.  

Entretanto, é possível encontrar nos dias de hoje, em função do avanço da tecnologia e do “open banking“ (série de iniciativas para desconcentração bancária apoiada pelo Banco Central) empresas que oferecem linhas de créditos exclusivas para empréstimos para condomínio, ou plataformas que concentram as empresas como o Empresta Condo.  

Como é o processo para ter uma linha de crédito? 

Depois de definida a necessidade financeira (obra ou outro item) pelo condomínio, e feitas as cotações comerciais com fornecedores, é realizada a simulação do empréstimo junto ao Empresta Condo. 

Avaliada a simulação com diversos parceiros financeiros num só lugar, o condomínio aprova em assembleia (que pode ser virtual) o empréstimo e depois de registrada, a ata de aprovação, fará parte da documentação da operação de crédito. 

Mas, não é só isso, há também documentos a serem entregues como o regimento interno, ata de eleição do síndico e ficha cadastral, toda entrega é feita de forma digital. 

Desta forma, a empresa financeira pode disponibilizar o contrato de empréstimo para ser assinado, também de forma digital, a CCB (Cédula de Crédito Bancária). 

Portanto, as linhas de créditos que podem ser obtidas com um empréstimo para condomínios podem ser de até 90 meses, cobrindo, então, muitos gastos do condomínio por um bom tempo, dando uma certa tranquilidade.  

Conclusão 

fan of 100 U.S. dollar banknotes

Então, agora você sabe como funcionam os empréstimos para condomínios, e que eles realmente valem a pena.  

Por isso, fale com o Empresta Condo para analisar suas opções de operações de crédito.  

E aí, esse artigo lhe ajudou? Se sim, deixe aqui o seu comentário.  

Equipe Empresta Condo 

@emprestacondo 

atendimento@emprestacondo.com.br 

Posts Relacionados

© 2024 – EmprestaCondo
Todos os direitos reservados