A Importância de uma Auditoria Condominial para sua Administração!

Compartilhe

Saiba mais a respeito.

man standing in front of people sitting beside table with laptop computers

Se você trabalha na gestão de um condomínio, sabe que a realização de uma auditoria condominial é essencial para a boa gestão.  

Portanto, assim como qualquer empresa, de tempos em tempos, é necessária uma auditoria para propor melhorias e analisar como está sendo a gestão.  

Por isso, continue lendo para entender o que é a auditoria condominial e quando ela se faz necessária.  

O que é e para que serve a auditoria condominial? 

person holding pencil near laptop computer

Antes de mais nada, a auditoria é um processo que tem como objetivo analisar as atividades realizadas, para ver se elas estão de acordo com o combinado.  

Além disso, servem para analisar a eficiência de uma administração, e outros possíveis problemas gerados por uma má gestão.  

No caso da auditoria condominial, o seu objetivo é analisar a gestão do condomínio, para saber se ela está sendo eficiente, ou se é preciso melhorias.  

Ainda, é essencial para saber se os recursos obtidos estão sendo utilizados da maneira correta.  

Afinal, em um condomínio todo mundo paga um valor, e espera-se que esse dinheiro seja utilizado para o benefício de todos.  

Por isso, é importante que isso seja verificado de tempos em tempos. Com isso, além de ajudar a propor possíveis melhorias na administração, também identifica possíveis fraudes. 

Portanto, é uma maneira de saber o que está sendo feito de errado, o que pode melhorar, reduzir possíveis riscos e acabar com possíveis fraudes. 

Em geral, são dois os principais tipos de auditoria:  

  • Preventiva: Essa auditoria é realizada quando há algo específico a ser analisado, depois da descoberta de possíveis irregularidades.  
  • Investigativa/Emergencial: Essa auditoria analisa os últimos anos das finanças do condomínio, realizando um relatório. Pode ser feita como prestação de conta ou em caso de suspeita de fraude. 

Então, esses relatórios gerados deverão identificar problemas, propor um planejamento mais eficiente, com melhores tomadas de decisões e evitar a possibilidade de qualquer risco financeiro. 

Quando ela deve ser feita? 

Como foi falado anteriormente, existem alguns motivos para se realizar uma auditoria. Então, ela deverá ser feita de acordo com os motivos.  

Por exemplo, se há alguma desconfiança sobre as contas do condomínio, se elas não estão batendo, é necessária uma auditoria para analisar o que está acontecendo. 

Pois, nesse caso, pode estar havendo algum tipo de fraude, ou simplesmente uma má gestão dos recursos financeiros. 

Mas, além disso, uma auditoria é feita sempre que há mudança na administração do condomínio, entre a saída de uma e entrada de outra.  

Ainda, ela pode ser feita também quando há dúvida sobre as prestações de serviços e os produtos adquiridos pelo condomínio.  

Nessas audiências, é possível também ver se o preço e a qualidade dos produtos e serviços que estão sendo oferecidos valem a pena, ou se é necessário trocar. 

person sitting on chair holding iPad

Conclusão 

Portanto, a auditoria condominial tem como objetivo melhorar a gestão do condomínio e a tornar mais eficiente.  

Além disso, ela pode descobrir falhas graves na administração, como por exemplo fraudes.  

E aí, esse artigo lhe ajudou? Se sim, deixe aqui o seu comentário. 

Equipe Empresta Condo  

@emprestacondo  

atendimento@emprestacondo.com.br 

Posts Relacionados

© 2024 – EmprestaCondo
Todos os direitos reservados