Dicas para Gestão de Condomínios-Clube e Resorts

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Condomínios com sazonalidade bem definida, em geral com um orçamento fixo para o ano inteiro aprovado em AGO e neste caso a necessidade de se reparar os danos eventualmente causados pela temporada anterior, apresentar novos investimentos, tornar o condomínio atrativo para o verão seguinte. Assim, alguns passos precisam ser seguidos: 

  1. Ter uma equipe bem preparada e estável para um bom atendimento na temporada. O locatário de curto prazo precisa se surpreender e retornar no ano seguinte. 
  1. Entender que o locatário de curto prazo é bem menos preocupado com o patrimônio do que o condômino proprietário. Infelizmente causam estragos na ansiedade de aproveitar o veraneio. 
  1. Fazer com que o condômino fixo entenda que um Resort tem a finalidade de gerar diversão para todas as faixas etárias, etnias, nacionalidades diversas, cada um com seu jeito de ser. 
  1. Fazer um checklist pré-temporada em outubro alinhando todos os espaços para o período de outubro a março do ano seguinte. 
  1. Disponibilizar funcionários para dar suporte, serem gentis, apresentarem soluções rápidas, estar preparado para reconhecer eventuais erros, afinal precisa se justificar junto ao investidor. 
  1. Elaborar AGE em outubro para definir festas de fim de ano, o que promover, quem contratar, equipe a disponibilizar. As despesas aumentam em torno de 60%. 
  1. Pós verão fazer um checklist, buscar planilhar todas as despesas, unir por grupo de despesa, preparar o Orçamento para o ano seguinte e promover a AGO em março informando as despesas do verão que se encerra, considerar despesas de recuperação, demitir quadro de funcionários extra, rever todos os espaços internos e novos desafios para o verão vindouro. 
  1. Buscar aprovar um orçamento, ciente que de abril a outubro haverá uma boa sobra de dinheiro em caixa, aplicar de forma segura, Gerar um fundo de caixa para o verão seguinte. 
  1. Rever todo o mobiliário e propor melhorias em piscinas, salões de festas, academia, sauna e outros setores com vistas ao bom atendimento para o verão vindouro. 
  1. Excelência no controle financeiro, gastar com eficiência com muito dinheiro em caixa, não se empolgar pois o próximo verão certamente será desafiador. Entender o ano político, inflação emergente, quadro de pessoal a ser aprimorado. 
  1. Conviver com todas as demais dificuldades já normais em condomínios tradicionais. 

 

Enfim, grandes desafios, pensar grande pois os investidores assim exigem e entender de pessoas. 

 

Grato por poder expor um pouco da atividade do dia a dia de um Condomínio-Clube e Resort. 

 

Gilberto Batista Perassa 

@gilbertoperassa 

Síndico Profissional  

Especialista em Condomínios-Clube e Resorts 

(48) 99933-1133 

E-mail: gperassa@uol.com.br 

 

 

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