Saiba quais os riscos para o seu condomínio ao utilizar uma “conta pool” junto à administradora.

Compartilhe

Entenda como funciona a “conta pool”.

person using laptop on white wooden table

Muitas administradoras têm utilizado a ”conta pool” para gerenciar os recursos dos condomínios.  

Mas, você sabia que esse tipo de conta traz muitos riscos e pode não ser tão confiável quanto aparenta ser? 

Portanto, continue lendo o artigo para saber tudo sobre a “conta pool” e quais são os seus maiores riscos.  

O que é a “Conta Pool”? 

spilled coins from the jar

A ”conta pool” tem se tornado uma prática muito comum nas administradoras de condomínios, sendo uma conta com o dinheiro de vários condomínios que a mesma administradora gerencia.  

Portanto, é como se a administradora atuasse como um banco, unindo todos os pagamentos, de todos os condomínios, na conta que a própria administradora abre e gerencia.  

Mas, apesar de ser uma prática comum, é preciso ficar muito atento, pois ela traz alguns riscos que não podem ser ignorados.  

Antes de mais nada, é preciso entender que a administradora está ali para gerenciar e cuidar de gestões burocráticas, e não para ser o banco dos condomínios.  

Ao se colocar nesse papel, o risco aumenta, não apenas para os condomínios e seus moradores, mas para a própria administradora também.  

Primeiro, pois, ao contrário dos bancos, não há um órgão regulador para controlar e fiscalizar os investimentos e contas da administradora. Portanto, o que acontece caso haja instabilidade ou quebra?  

Caso isso aconteça, não há um fundo garantido e os condomínios que colocaram o dinheiro na “conta pool” acabam perdendo todo o seu dinheiro.  

O mesmo para se a conta for bloqueada, o condomínio fica sem ter como acessar o seu dinheiro.  

Além disso, por ser a própria administradora que gerencia esse dinheiro, na verdade, muitas vezes ela acaba usando o dinheiro de um condomínio para dar para outro, cobrando juros inclusive. 

E isso, se não for bem administrado, pode acabar virando um problema com o passar do tempo.   

Ainda, a administradora se encaixa em pessoa jurídica, o que indica que não há a obrigatoriedade da publicação de balanços da “conta pool”, tornando o processo menos confiável. 

Há risco de fraude? 

Sim, um dos maiores riscos ao colocar o dinheiro do condomínio na “conta pool” é o risco de fraude, sem dúvidas.  

Pois, como foi falado anteriormente, eles não precisam divulgar o balanço das suas contas. Com isso, não há um controle das movimentações da conta.  

As informações que chegam até os clientes das movimentações do extrato bancário são dos relatórios que a própria administradora faz, sem garantia alguma que os valores são reais.  

Portanto, isso torna casos de fraude muito mais fáceis de acontecerem, por não ter como saber se estão lhe mostrando os valores certos ou não. 

Conclusão 

man writing on paper

Portanto, a ”conta pool” é uma conta que une o dinheiro de diversos condomínios e é gerenciada pela administradora destes.  

Entretanto, ela possui muitos riscos, não apenas de instabilidade financeira, mas também de fraude, que fica mais fácil nesse modelo de gestão do seu dinheiro.  

Por isso, fale com o Empresta Condo para analisar suas opções de serviços finaceiros.   

E aí, esse artigo lhe ajudou? Se sim, deixe aqui o seu comentário.   

Equipe Empresta Condo  

@emprestacondo  

atendimento@emprestacondo.com.br 

Posts Relacionados

© 2024 – EmprestaCondo
Todos os direitos reservados