Eficiência Energética x Modernização de Elevadores

Compartilhe

Sempre que falamos em eficiência energética ou modernização de elevadores é comum as pessoas logo associarem esses termos a novos gastos com investimentos. Mas será que modernizando elevadores teremos uma eficiência energética? Ou se o condomínio busca uma eficiência energética, será que modernizando o elevador eu consigo o resultado esperado? Será que vai valer a pena esse investimento? Vou ter resultado financeiro? 

 

 A resposta é sim para todas estas questões e para outras que surgirem neste mesmo tema. É fato que a eficiência energética e a modernização de elevadores estão intimamente ligadas e sua correlação está ainda mais evidente quando falamos em retorno de investimentos, ou retorno financeiro. É sabido que se melhorarmos a eficiência energética teremos uma melhoria na utilização da energia elétrica, ou seja, um consumo menor, isso por que será necessário menos energia elétrica para realizar a mesma atividade.  

 

Então graças as novas tecnologias empregadas nos mais diversos campos da eletricidade, temos uma melhoria na eficiência dos equipamentos e na eficiência energética. Essa questão também encontramos nos elevadores, já que com o passar dos anos a tecnologia empregada nos elevadores também passou por muita melhoria nos componentes usados em sua fabricação, melhorando assim sua eficiência. E é nesse ponto que quero chegar, afinal como já mencionamos em artigos anteriores o investimento numa modernização é alto, e seu retorno financeiro é mais que esperado, ou seja, espera-se que a modernização se pague por conta das melhorias no equipamento. Pode até parecer clichê de que falar é fácil, então para exemplificar trago um caso real. 

 

 No município de Florianópolis temos um condomínio com dois elevadores instalados em um prédio de 12 andares. Este condomínio em questão possui os elevadores sendo utilizados por mais de 40 anos, e eles já haviam passado por uma modernização no passado. Porém no final de 2018 passou novamente por uma modernização de quadro de comando, portas, fiação e botoeiras com indicadores, mantendo os conjuntos de tração e as estruturas originais dos elevadores. 

 

Para o caso apresentado acima tivemos uma economia de energia bem considerável e se olharmos as faturas de energia elétrica de antes e depois da modernização no mesmo mês de referência fica evidente a economia. Para melhor comprovarmos isso, vamos visualizar as faturas comparando o antes e o depois deste caso. Assim segue a cópia das faturas com autorização do síndico, ocultando o nome da edificação por questões legais. Segue: 

Fatura de Julho de 2018 com valor de R$ 2720,91 

 

Fatura de Julho de 2019 com valor de R$ 1710,99 

 

Como podemos comprovar, a redução no consumo é bem visível, e com isso podemos ver que realmente a Modernização dos Elevadores vai se pagando pela redução no consumo de energia. Mas temos outros custos envolvidos no equipamento antigo que ao modernizar não serão mais necessários. Isso quer dizer que teremos também uma redução de gastos com a manutenção e troca de peças, vale como ressalva que cada caso depende de quais itens foram substituídos na modernização. 

Bom, o foco deste artigo é trazer um pouco mais de conhecimento a respeito da relação entre eficiência energética e a modernização de elevadores, e concluir que as duas coisas podem andar juntas e não são situações distintas. Logo a modernização de elevadores trará, sem dúvidas, melhorias na eficiência energética, além de conforto, segurança e beleza para o equipamento e para o condomínio. 

Oderval Doerner 

Especialista em elevadores, saiba mais em @mundo_do_elevador e @odervaldoerner 

 

 

Posts Relacionados

© 2024 – EmprestaCondo
Todos os direitos reservados