Hoje em dia a eficiência energética está muito em alta, e as pessoas cada vez mais estão se conscientizando da necessidade de gastar menos recursos naturais, que em linhas gerais são finitos.
- Uma das grandes vertentes, e de grandes avanços neste quesito são os meios de transporte, sejam eles nos automóveis, aeronaves, transporte marítimo e por que não nos elevadores.
- Sim isso mesmo, os elevadores são os meios de transporte mais seguros que existem, e portanto temos que pensar com carinho neste companheiro diário que utilizamos. Mas podemos melhorar a eficiência energética em elevadores?
- A resposta é sim, a eficiência energética está pautada desde a concepção e montagem do elevador até sua utilização pelas pessoas, e quero mostrar como isso é possível através de alguns artigos, de modo a compreendermos como podemos melhorar essa concepção atual dos elevadores para um equipamento que ao mesmo tempo seja seguro e eficiente.
- E se eu lhe dissesse que fazendo a modernização do atual sistema a relés dos elevadores para um comando eletrônico e microprocessado chegamos a uma redução de consumo de energia elétrica em até aproximadamente 30%?
- Sim isso é possível e em alguns casos até será melhor que 30%, e essa redução de consumo de energia elétrica vai impactar em, por exemplo, na necessidade de uma geração de energia menor e consequentemente o menor impacto na natureza, e também a longo prazo esse equipamento modernizado irá se pagar pela sua economia em consumo de energia.
- Detalhes vamos abordar em etapas nos próximos artigos. Então porque não modernizar seus atuais elevadores? Bom, uma preocupação constante que costuma inviabilizar uma modernização é o caixa apertado do condomínio impedindo assim uma condição melhor e mais segura para o elevador. Mas os tempos são outros e além de haver a possibilidade de parcelamento junto à empresa que presta assistência, tem-se também há possibilidade de fazer algum financiamento junto a empresas do setor financeiro para modernização dos elevadores com prazos de pagamento e condições diferenciadas. No final das contas a própria redução de consumo de energia irá bancar tanto o financiamento quanto outras despesas a longo prazo que o condomínio possa ter.
- Nos próximos artigos pretendemos abordar alguns detalhes mais específicos do que melhorar e porquê que uma modernização de um elevador traz junto a eficiência energética almejada cada vez mais por todos nós.
Oderval Doerner (@odervaldoerner)
@mundo_do_elevador